quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Instalação de gás para cooktop

 Bom dia pessoal, depois de inúmeras perguntas sobre onde ficava o gás aqui de casa eu tentei reunir algumas fotos para tentar explicar, mas percebi que não tinha nenhuma foto do tubo passando no contrapiso, mas basicamente é uma mangueira corrugada (aquela de energia) com um tubo de cobre dentro, a mangueira corrugada é usada só para proteger o tubo de cobre, assim ele não fica em contato direto com o concreto! 
Esse tubo passou pelo contrapiso no meio da cozinha até a área que fica ao lado da lavanderia, ele sobe nessa parede do balcão da ilha e a outra ponta fica na parede lá de fora, onde fica o gás!

Essa é a ponta do lado externo! Depois do tubo de cobre é necessária a instalação dessas conexões, aqui em casa foi feita pelo bombeiro que instalou as torneiras, pq precisa de um alicate especial para juntar as peças! Depois da conexões vc precisa da mangueira convencional para gás para ligar a boca do cooktop ao tubo de cobre, assim como a válvula de gás ao tubo, cada ponto com uma braçadeira!

Aqui mais um erro do pedreiro, como a casinha do gás foi feita depois, ele deixou o tubo saindo no chão, não subiu na parede embutida, para resolver o problema vou apenas usar umas braçadeiras para o tubo ficar grudadinho na parede! Ainda não arrumei isso, aliás várias coisas aqui em casa estão por fazer!! (desânimo...)



Espero que tenham entendido esse post tosco! rsrsr

Bjos!

25 comentários:

  1. OI Alê.. agora que eu vi .. as Top comentaristas..kkk a Àurea ganhando em disparada né..kkkkk..
    Falando sobre eu post.. não é tosco não menina.. toda obra precisa ter isso.. faz parte..srsrs... também vou ter que fazer como vc lá fora.. passar pelo concreto do piso.. pra colocar o botijão lá no fundooo..
    Beijos e fiquei feliz com seu retorno..

    ResponderExcluir
  2. Esse post é super importante apesar de ja ter feito assim no meu apt temporario. Falei c meu arquiteto e ele preferiu furar a ceramica da cozinha mas ainda n fez, vou até relembra-lo pq ate a casinha do gas ja esta pronta hehehe

    ResponderExcluir
  3. Olá Amiga Saudades de vc! Tosco nada, estas informações são úteis para quem está construindo,o meu foi feito assim também, só que agora olhando a sua instalação, au acho que no meu caso o cano de cobre está curto, na parte externa ele ficou pouco acima do rodapé. O que vc acha?Fiquei preocupada!!!Outra coisa que está me preocupando é que não podia fazer curvas então meu gás vai ter que ficar dentro de uma despensa com uma janela SUPER PEQUENA.A despensa fica dentro da lavanderia ao lado da cozinha.Pelo lado de dentro o cano subiu no pé do balcão,pois o meu balcão não tem aquela parede no meio, ele é vazado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, uaiiiii, estranho como assim não podia fazer curva na tubulação de gás??? Lá em casa fez algumas curvas sim e o bombeiro de uma empresa especializada em colocação dos conduites de gás quem fez e não falou nada disso, só tivemos de comprar um monte de pecinhas!!! Nossa esse balcão seu vai ficar chic hem amiga!!! Bjosssssss

      Excluir
    2. Olá Amiga! Aqui na minha cidade não tem bombeiro que faz este tipo de serviço, então quem me disse foi a empresa onde eu comprei o cano de cobre especializada em manutenção de refrideradores, fogões, ar, etc. Agora vendo o post da Alê e vc me falando destas peças se alguem tivesse me falado eu não teria colocado o gás dentro de casa, fiquei mais preocupada ainda, o cano fez uma leve curva ao subir pelo rodapé e não foi colocado nenhuma peças dessas que vc falou. Afff! E agora! Aqui eu não tenho este tipo de orientação.

      Excluir
  4. Oi amiga sei bem como é esse tal de post tosco!!! kkkkkkkk Tbm ando meio sem ideias e sem tempo pra postar!!! kkkkk
    Lá em casa tenho dois fogões, um cooktop na cozinha (que não usei ainda rsrsrs....) e meu antigo fogão 6 bocas na área. Usamos um só botijão para os dois fogões e a condução do gas tbm foi feita por meio desses tubos flexiveis de cobre.
    Háaaaaaaaa e vc não respondeu Alê o que eu vou ganhar de premio como top comentarista??? rsrsrs.......
    Bjossssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua tagarela, vc abriu uma distância entre as comentaristas q ng t pega, né?!
      Kkkkk
      Bjos!!!

      Excluir
    2. Anémmm, ela fala demais vcs viram?? Vai ganhar prêmio sim viu dona Áurea!!!

      Excluir
    3. Obaaaaaaaaa!!! Vou ganhar prêmio!!!! kkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. Aaaaaahhh, eu e a Bi tb queremos prêmios!!!
      2º e 3º lugar tb ganham, né?! Rsrsrs!!!
      Bjos!!

      Excluir
  5. Oi Alê
    Muito importante seu post,ajuda muita gente e a mim tbm.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Tosco nada Alê...quem não entende mto de construção acaba sempre tendo esse tipo de dúvida... Eu, por exemplo rsrs

    Hj mesmo fui lá na obra e instalação pra saída do gás já foi concluída... ficou todo embutida na parede... Gostei do resultado final!

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi Alê, adorei o post, não tem nada de tosco não, não sei se tu já viu a minha mega casinha de gás lá na obra, ela vai abrigar 2 botijões, o junquer e o motor do poço, hehehe...Não gostei muito dela mas é necessária.
    Outra coisa, comentei lá no post da cuba e tu não respondeu olha só:
    Oi Alê, nossa guria, que vontade que me deu de comer essa sopinha.
    Essa cuba é a minha eleita também, acho linda e prática, mas quero que tu me ajude, seguinte vi que a tua ilha é toda baixa e acho linda e queria fazer assim também só que na minha vai o cook e a cuba e meu tio e meu marido acham que eu devo fazer a minha com uma elevação para as banquetas, pq se ficar tudo no mesmo nível sempre vou ter que deixar organizado e essa não é uma qualidade que tenho, mas a cuba é bem grandona para esconder a bagunça né, hehehe, eles me falam que ilha assim é para quem tem empregada e tal e ai o que tu acha?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Alê!!

    Um dia mostrei sua planta pra minha esposa e ela perguntou: onde fica o gás?
    Agora já sabemos! Rsrs

    O post é importante sim, ainda mais por mostrar que você fez o correto, passou o cano de cobre por dentro de um conduite na parede, evitando o contato direto com o cimento (tem gente que passa direto na parede, chumba o cano de cobre) o que pode ocasionar corrosão ou devido a dilatação/assentamento da parede, criar fissuras no cano de cobre. Ai já viu né, vazamento é um perigo.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  9. Alê, qual a cor de tinta vce usou para as paredes internas?
    Obrigada pro compartilhar conosco suas experiências.

    ResponderExcluir
  10. Alê, copiando a dica, super importante para segurança. Bjkas

    ResponderExcluir
  11. nossa... eu ainda nem decidi sobre essa casinha do gás na minha casa... coisas que são importantes né Alê!.. seu post foi bom pra me lembrar disso!
    Beijos.

    "A casa da Mi"

    ResponderExcluir
  12. Super legal a dica, na verdade só tinha visto para fora de casa sem casinha nenhuma é importante isso =)
    Vou seguir bjs

    ResponderExcluir
  13. Alê ficou otimo assim!
    Eu tenho um post super engraçado sobre o botijão de gás lá no blog
    hahaha
    quando tiver um tempinho passa lá pra ler!!!

    bjobjooo

    ResponderExcluir
  14. Oi ALê tudo bem? Estou com saudades das att diárias viu! Eu queria que vc nos mostrasse sua mini copa... Beijo
    Maiara

    ResponderExcluir
  15. Oi Alê.
    Eu tbm fiz assim. São informações q/ parecem sem importancia, porém é de grande valia.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  16. Alê, achei o post interessante! Achava q seu gás fosse de rua e gostei da ideia de esconder os botijões na casinha!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  17. ALÊ ; QUERO COMPRA UMA ILHA GOURMET PARA UM COOKTOP A GÁS . MAIS O BOTIJÃO DE GÁS POSSO COLOCAR DENTRO DA ILHA EMBAIXO DO COOKTOP??? BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não e recomendado, é necessário ter uma certa distância do fogão devido ao calor. Se o seu móvel respeitar estas medidas sem problemas, se não não é recomendado.

      Excluir
  18. ADOREI O BLOG! SUPER UTIL, SIMPLES E HONESTO! PARABÉNS! SEM DUVIDA IRÁ ME AJUDAR MUITO!
    DIRCE, BRASILIA

    ResponderExcluir

Vou adorar se você comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...