sábado, 16 de junho de 2012

Ralos

Olá vizinhos,

Adorei os comentários sobre o banheiro "escândalo", não imaginei que iriam gostar tanto!

Se preparem pq hoje o assunto vai render, vamos falar de ralos novamente?
A maioria das pessoas só pensa neles quando o pedreiro fala:

-Oh Dona, pode comprar os ralinhos pra gente instalar!

Ai vc pensa, pq não pensei nesses danados antes?
Pq não calculei melhor os lugares deles, as caídas da água e tudo mais?

Mesmo tendo uma boa noção de construção e ter pesquisado muito sobre todos os assuntos relacionados a ela eu falhei em muita coisa, e uma delas foram os ralo.
Inicialmente queria ter usado os ralos lineares, falei deles Aqui, eles são a melhor opção para quem usa os grandes formatos de porcelanato no piso, pois o correto é deixar um desnível em direção ao ralo, que tbém já comentei sobre isso Aqui!

Voltando aos grande formatos o problema é que como a peça é grande não se consegue um desnível necessário para um pequeno ponto que geralmente é de 15x15 nos ralos de banheiro.
Antigamente não existiam pisos gigantescos como hoje e não havia necessidade de outro tipo de ralo, mas com a evolução dos revestimentos, os acabamentos tiveram que acompanhar a nova moda, se é que podemos dizer assim!

E os construtores, pedreiros e mestres de obra, que também teriam que acompanhar essa evolução acabam parando no tempo, por falta de informação ou até mesmo por puro comodismo. E foi por causa disso que acabei não usando os ralos lineares aqui em casa.
Resumindo o que aconteceu foi o seguinte, o meu empreiteiro, ex-pedreiro, atualmente o patrão dos pedreiros que trabalham aqui em casa, contratou um bombeiro para fazer a rede de esgoto e foi nessa fase que ele (desinformado) me passou uma informação sobre esse tipo de ralo que não procedeu. Ele, totalmente enganado pensou que o ralo do qual eu falava era aquela antiga grelha, usada em beira de piscinas e áreas externas. Para esse tipo de ralo não se usa caixa sifonada, somente uma valeta feita de concreto, rebaixada no piso com os tubos de esgoto ligadas a ela, depois é colocada a tampa de ferro ou inox por cima, igual a foto abaixo.



Pois bem, quando o bombeiro foi colocar as caixas sifonadas nos banheiros, que futuramente iriam receber as tampas designadas como ralos, mas que na verdade são só os acabamentos, eu falei com o empreiteiro:

Eu: Eu quero colocar o ralo linear, depois ele encaixa nessa caixa sifonada comum?
Ele: Não! Esse negócio aí de ralo linear não dá certo não, vai voltar mal cheiro e tinha que ter deixado o rebaixamento quando batemos a laje.
Eu: Não acredito, eu queria tanto... mas tudo bem, não dá, não dá, eu não quero mal cheiro no meu banheiro, e era tão caro mesmo, foi melhor assim!

Por pura falta de conhecimento do meu mestre de obra eu acabei esquecendo o ralo e dado por encerrado o assunto, até que chega o dia de escolher os benditos ralos, ou melhor o acabamento dos mesmos, foi então que pesquisando novamente sobre o assunto percebi o quanto a indústria tinha evoluído em 1 ano, e milhares de novas opções sobre os lineares vieram à tona, e muitas marcas que não existiam quando pesquisei pela primeira vez surgiram na tela do computado quase que dizendo "OI" pra mim! Inversamente proporcional ao número de novas marcas que surgiram no mercado se deu o preço, que abaixou consideravelmente, se tornando agora acessível aos simples mortais como nós!
Eu encontrei um ralo de 100cmX6cm por R$190,00, foi só nessa hora que percebi que não tinha nada a ver o que o meu empreiteiro tinha me falado, e que eu havia perdido a chance de ter em minha casa uma grande tendência na área da construção civil.
Resumindo, qualquer ralo linear se encaixa perfeitamente na caixa sifonada, e pelo que percebi já existem até modelos da tigre que deixam a conexão pronta para receber o linear.

Veja o esquema de instalação do ralo:

Nessa foto o ralo linear foi ligado diretamente em outro ralo comum do banheiro com apenas uma caixa sifonada.

Nesse outro caso foram usadas duas caixas sifonadas.

Ou seja, você só precisa saber que vai usar o linear quando estiver fazendo o contrapiso, deixando assim o desnível correto pra ele, assim como e rebaixo para recebê-lo.

Eu usei o ralo clic nos banheiros aqui de casa, achei ele mais bonito que os outros modelos, e na verdade só olhei isso, não sei se ele vai ser prático com o tempo. Esse círculo do centro abaixa e levanta quando a gente aperta com o pé, é um sistema bem interessante, fica bem fechadinho e o melhor, lindo!
O ponto negativo é que não dá pra limpar o ralo, essa tampa quadrada de inox fica grudada na argamassa, é um risco que vou correr. A tampinha redonda desenrosca mas não dá acesso ao fundo      do ralo.
Detalhe, só encontrei no formato 15x15, mas deu certo até ma caixinha 10x10.

Olha no banheiro cinza como fica bonito, quase desaparece!

Se o pedreiro for caprichoso para cortar o piso, o acabamento fica perfeito, olhem a foto abaixo, ainda sem rejunte. 

Aberto, tudo ainda sem rejunte.

Fechado

Bom final de semana pra vcs!
Bjos!

32 comentários:

  1. uasuasuash indireta teamoooo ne mo? carlaemarcio !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Mas então...
    Tá anotada aqui a dica.
    Eu ainda vou mexer no meu banheiro, então ainda dá tempo!
    Bjoos

    ResponderExcluir
  3. Oi, poderia me indicar o local onde encontrou o ralo linear por R$ 190,00? E quanto custou o ralo clic? Como fazemos o fechamento e abertura do ralo clic? Obg e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Voce ja encontrou algo sobre ralo linear de granito? se sim, poderia passar os links? obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o ralo de granito é feito por encomenda na marmoraria, lá eles tiram as medidas e fazem os cortes para o escoamento da água!
      O ralo liner de R$190,00 foi da www.solidadrenagem.com.br.
      O ralo click custou R$35,00.

      Excluir
  5. Lindo lindo!!! mas se entupir como faz?
    Abraços, Sheila

    ResponderExcluir
  6. Olá, estou construindo e tbem quero ralo linear, achei o de inox da tigre por 140,00 no Balaroti aqui em Curitiba, mas como preciso de 7 ralos, resolvemos comprar o branco que saiu 40,00 ao invés do inox:
    7 x 40,00=280,00 RALOS BRANCOA LINEARES
    7 X 140,00= 980,00 RALOS INOX LINEARES
    O negócio é acostumar com o branco mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Alê, olha só o problema: VC me apresentou esses ralos e válvulas clic chiquérrimos q eu nunca tinha visto antes (rsrs!) e agora não consigo tirar eles da cabeça pra colocar no meu próximo banheiro!!! Q q eu faço agora??? Se não conseguir encontrá-los aqui (não achei na Leroy nem na C&C), vou pedir pra vc comprar e mandar pelos Correios!! Gostou da ideia?! Rsrsrs!! Bjooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu compro aqui e te mando! rsrsr
      Bjos!

      Excluir
    2. Ok! Vou cobrar, hein! rsrs!! Bjos!

      Excluir
    3. Pode cobrar, mas espero,teremos novidades aqui no blog que talvez sejam ainda melhores!!!
      Acho que vai gostar!
      Bjos!

      Excluir
  8. Olá, você saberia me informar se há alguma norma que regularize a instalação de ralos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço nenhuma norma, só regras mesmo, sei que tem que ser instalados com caixa sifonada e dois ralos por banheiro com chuveiro, um no box e outro na área seca!

      Excluir
  9. Alê, comprei os ralos click pra colocar no meu banheiro, chegou, achei lindoosss de morrer e muito chick também. Mas quando levei pro meu mestre, ele falou q não dá pra fazer com rejunte como o seu, q eu teria q deixar solto emcima da caixa sinfonada. Fiquei furiosa... E também não tive como argumentar, pq não entendo de obras mesmo. Como os seus pedreiros colocaram os seus ralos???? Pq o meu mestre ficou falando, vc vai ter q tirar pra limpar, senao vai entupir com cabelo, colocou mil defeitos. Me ajude?!?!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Silmara, o meu pedreiro tbém colocou mil defeitos, eu mandei ele colocar e todo dia que vai lavar o banheiro desenrosco a parte de cima (redonda) e limpo, uma telinha tbém acho que dá certo para que o cabelo não desça para a parte de baixo do ralo. Eu arrisquei e preguei o meu, mas não posso te garantir, pois tem pouco tempo que estou morando em casa!! Bjos!

      Excluir
  10. Alê, bom dia!
    Primeiro, parabéns pela linda casa e pelo blog muito esclarecedor. Minha noiva viu o ralo e pronto: lá foi eu atrás dos caras. Só por curiosidade, como tem sido a funcionalidade dos ralos? Está direitinho? O sistema de sobe e desce está funcionando perfeitamente, principalmente o fato de reter e liberar a água?
    Outra curiosidade... você também comprou as válvulas das cubas? Se sim, também estão funcionando bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcel, quanto a tampa e a rosca do ralo não se preocupe, funciona direitinho, o meu único medo a respeito desses ralos, e vc já deve ter lido nos posts é sobre a limpeza, já que ele é fixo e vc não tem acesso ao fundo do mesmo, a única coisa que vc consegue fazer é retirar a tampa redonda e limpar a parte de cima do ralo! Creio eu que se essa limpeza for feita constantemente, pelo menos uma vez por semana, não irá ter problemas!
      Estou gostando deles, mas continue acompanhando o blog, vou falar sobre as coisas que não deram certo, e olha que foram muitas!! Ah... as válvulas são ótimas! As minhas não são da mesma marca do ralo, mas é o mesmo esquema!

      Excluir
    2. Bom saber. O meu receio é esse "sobe e desce" do ralo parar de funcionar, ainda mais por ser importado sabe-se lá de onde ("Xing-ling", talvez). Quanto a questão da sujeira, estou pensando na possibilidade de colocar uma tela resistente (de arame, talvez... tipo dessas de coar areia bruta) entre o ralo e a instalação. Não sei se dá, mas é uma ideia.
      Quanto as válvulas, couberam direitinho nas cubas de outras marcas?

      Excluir
  11. Oi Alê,
    Aconteceu EXATAMENTE isso comigo hoje!!! Acabei de voltar da obra chateadíssima porque queria o ralo linear, já tinha comentado com o construtor e agora, a essa altura do campeonato, quando já está tudo pronto pra colocar o piso, o encanamento todo certinho no lugar, ele me fala que agora já não dá mais tempo, que é muito chato de achar, que ia ter que mudar o cano de lugar, fazer impermeabilização, etc., etc.... E minha resposta: "Não acredito, queria tanto...!"
    Mas adorei essa dica sua do ralinho clic! Achei demais! Muito obrigada! ;)

    ResponderExcluir
  12. Olá Alê,
    Parabéns pela casa e pelo blog!Esse cantinho está sendo meu salva vidas kkkk
    Amei o ralo click,e queria muito saber onde encontrar!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá!!!
    Estou acompanhando seu blog,que maravilhoso esse ralo clic, mas só ví agora e já reformei o banheiro e lavanderia será q consigo instalar depois de pronto ou tem algum encanamento proprio, n entendo nada e eu pedreiro tudo q pergunto ele fala agora não dá mais... kk
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Alê, tudo bem?
    Parabéns pelo blog, ta ajudando muito aqui em casa...
    Seguinte, vi que você instalou o 15x15, e disse que cabe na caixa de 10x10?
    A parte do encaixe na tubulação do 15x15 é de 10cm de diâmetro?
    Até...
    Bruno

    ResponderExcluir
  15. Não achei esse ralo clic aqui em Bsb.... Mas já comprei o ralo linear para os banheiros, area molhada....

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, Alê! Estou construindo e viciado no seu blog. Seu projeto é muito criativo, muitas ideias legais.
    Gostei dos ralos que usou. Fiquei com uma dúvida quanto ao linear, se ele tem a opção de fechar, evitando a entrada de insetos pelo ralo...
    No mais, parabéns!
    André

    ResponderExcluir
  17. Pensei no ralo clic, mas aqui em casa tem muito cabelo no chao... muito mesmo. Eu, minha filha, minha mãe (que cuida do meu bebe de 12 anos e meu marido que está qse careca..rss
    Acho que pelo fato de não ter como tirar para limpar, não dá para eu usar, né?
    Já o linear.... minha paixao!!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Boa Tarde,

    Tenho uma duvida, o ralo clic eu posso colocar em uma instalação de um ralo de plastico norma?

    ResponderExcluir
  20. Aproveito para deixar o convite para conhecer os ralos da SCOAR, único ralo em inox 304 sobre medida fabricado no Brasil. www.scoar.eco.br
    As fotos acima utilizadas são dos nossos produtos.
    Grato.
    Christian Tomagnini
    www.scoar.eco.br

    ResponderExcluir
  21. Opa, estou construindo e estou a procura de novidades pra sair mesmo da rotineiras casas "clones".
    Este ralo é seco? Vi que você colocou dois, um dentro do box e outro fora... Os dois são ligados á uma caixa sifonada? Ou um deles são secos? Este ralo se adapta a qualquer caixa de ralo? Tem uma caixa própria? Aguardo resposta

    Johnathan Moreira

    ResponderExcluir

Vou adorar se você comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...