terça-feira, 8 de maio de 2012

Contrapiso

Bom dia domingo, bom dia amigos que sempre aparecem por aqui, bom dia aqueles que passam sempre mas nunca vou saber quem são, bom dia aos que entraram no castelinho hoje pela primeira vez, bom dia família, que eu sei que sempre estão por aqui mas nunca deixam um recadinho!

O assunto de hoje é o contrapiso.
O contrapiso do castelinho já está sendo feito, e depois dele vem o tão esperado piso!
Só pra constar, o contrapiso é uma massa feita de cimento e areia para regularizar o piso feito anteriormente de concreto. Essa massa é aplicada no piso e regularizada com uma régua, para que fique milimetricamente nivelada. Antes da massa o pedreiro tira todo o nível da casa usando uma mangueira de nível e depois faz montinhos de cimento em cada canto e meio dos ambientes, em cima dos montinhos ele coloca um pedacinho de azulejo, e depois estica a linha e vai subindo ou afundando o azulejo na massa para que a linha fique perfeitamente estucada, fazendo isso ele consegue o exato nivelamento do ambiente!

É nessa hora que as caídas quase invisíveis do piso são calculadas, aqui em casa usamos 1,50cm de diferença entre o lado mais alto e o lado mais baixo, é pra onde que a água vai escorrer! Se deixar reto, ela fica parada, e empoça, se deixar a caída pra debaixo dos móveis ou cantos indesejados vamos querer matar o pedreiro toda vez que lavarmos a casa! FATO!

É agora a hora de conversar bem com o seu pedreiro e dizer pra ele o que vc quer que aconteça quando jogar água na casa! 

Pelo amor de Deus seu pedreiro, eu quero que a água escorra em direção ao ralo, não para de baixo da geladeira, ou do armário, ou para o canto onde não cabe o rodo!
Parece simples, mas acontece mais do que a gente imagina, e só vamos tomar ciência desse erro quando tudo já estiver terminado, ou seja, tarde demais!

Então vamos ficar atentas e conferir esses níveis, pois depois não adianta chorar sobre o leite derramado!
Para conferir o nível basta ter um nível de mão e ir posicionando ele nos pontos em que deseja saber pra que lado a água vai escorrer. se a bolha de ar que fica no centro do nível estiver paradinha no centro, o piso está nivelado, se ela pender para um dos lados, é pra lá que a sua água vai escorrer!

Deixando o blá blá blá pra lá, vamos as fotos!

Esse é o contrapiso do jardim do banheiro, já impermeabilizado.
Esse jardim vai ficar descoberto, e em baixo dele é a lavanderia e um depósito.
Essa manta será obrigada a segurar a água. Será?

 Ralo do jardim 

Detalhe da telinha que usada na impermeabilização, chamada de manta fria!
Ainda faltam duas demãos do produto para finalizar, ele fica meio elástico, vou fazer tbém nos banheiros, para evitar as infiltrações!

Varanda do meu quarto (tbém já impermeabilizada)

Área do box do banheiro da Manu

Rebaixo da soleira do banheiro

Área do box do banheiro do Miguel 

Contrapiso do Closet, aquele buraco é onde irá passar o duto da churrasqueira!

Por hoje é só, o contrapiso do 1º piso ainda não foi feito, estamos fazendo primeiro todo o concreto da área externa e calçada, acabando com toda a terra, só deixando mesmo onde vai ser grama.

Bjos e até mais!


22 comentários:

  1. Que dicas importantes..... a gente só tem uma chance de fazer o contrapiso e realmente é bom estar atenta...
    Nunca tinha ouvido falar da tela fria... vou pesquisar sobre ela...

    Abçs

    Clique aqui para me fazer uma visitinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Nadia, na hora que eu estava escrevendo fiquei pensando se eu não estava escrevendo o que todo mundo já sabia, mas vejo que foi bom falar tudo direitinho!
      Eu vou fazer outro post sobre a impermeabilização explicando melhor!
      Bjos!

      Excluir
  2. Com certeza sua casa ficará uma graça!!!!!

    Bjs e bom dia pra vc tb!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia pra vc tbm
    Adorei as dicas,sobre contrapiso,sua casa ficará mt boa,e bonita tbm.
    Bjoss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Zilene, que bom que as dicas valeram!
      Bjos!

      Excluir
  4. Tá feliz hem!!!! Ou é impressão minha?!!!! Bom dia pra vc tbm amiga! Acredito que em breve estarei fazendo o contrapiso tbm, pelo menos do 2º pavimento, se Deus quiser! Nossa não vejo a hora de começarem a colocar meu porcelanato no piso! rsrsrs... Nos já concretamos o passeio e a área do fundo. Essa semana começamos à passar selador nas paredes, vou postar as fotos. Aguardo ansiosamente o dia da faxina da mudança! kkkkkk E o gesso já terminou tudo? que pedra vc escolheu pra soleiras e peitoris? Há quanto vc pagou o m² de impermeabilização vc sabe? beijosssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Áurea, na verdade estava dando bom dia pra ver se as coisas melhoravam, ando muito estressada, mas vai passar!
      Estou doida pra ver mais fotos da sua casa, especialmente o banheiro que vc começou a mostrar e não acabou!
      O gesseiro deixou pra fazer umas coisinhas pois o pedreiro ainda não tinha revestido a parede, mas ele vai voltar essa semana e acabar!
      As soleiras são todas de branco Siena.
      Bjos!

      Excluir
  5. KKKKKKKKKKKKKK, adorei seu comentário de hoje. Realmente não existe nada pior pra mulher do que água empoçada quando esta faxinando, meu Deus, acho que quando chega essa parte a construção deveria ter uma mulher do lado do pedreiro pra não ter erro rsrsrsrs. Imagina so se pode aqui no apartamento que moro não tem ralinho na área de serviço ou melhor e nenhum lugar da casa é claro com exceção do banheiro q daí tb seria demais rsrsrsrsrs, se eu quiser lavar a área de serviço ou a cozinha tenho que jogar a água todinha pra rua pela escada, Meus Deus santo engenheiro esse kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    BJIM, Adrielle Boaventura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A não Adrielle eu não acredito!
      Misericórdia! Eu sem um ralo não sou ninguém, mas aprendi vivendo!
      Na casa que eu moro atualmente não tem ralo no fundo, daí quando vc lava o fundo da casa obrigatoriamente tem que lavar a frente, pois a única saída da água é a rua!
      Quando vier aqui não esqueça da visita!
      Bjos!

      Excluir
  6. Bom Dia!!! E vamu q vamu...ta acabando!!! Ontem, tava conversando com minha vizinha de cima e acima dela vem minha cobertura né...e ela disse (avisou) q não podemos fazer nenhum tipo de perfuração no piso, pq ele recebeu essa impermebealização e tb manta pra não haver nenhum tipo de vazamento no ap debaixo (o dela). E acho q funciona sim, pq já fazem 04 anos e até agora até td tranquilo. Bjokas e ótima dia pra ti tb!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Kátia, a impermeabilização parece que veio para acabar com nossos problemas, e pelo que ando lendo está funcionando bastante, vou fazer um post mais detalhado sobre ela!
      Bjos!

      Excluir
  7. juliana Marjorie8 de maio de 2012 15:52

    Alê, para não comentar em todos(rsrsrs) , Tá ficando tudo muito bem feito e vc ficando de perto, observando tudo, é outra coisa. Parabéns pela obra e pelo blog!!!!Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jú, que bom que conseguiu!
      Bjos e obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Alê, legal essa dica, não sabia. bjus

    ResponderExcluir
  9. Esta etapa é fundamental, ótima dica! Deixei um selinho pra vc. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, obrigada pelo selinho, eu ainda não tive tempo de pegar os selinhos que ganhei, mas prometo que vou reunir todos em um post assim que possível!
      Bjos!

      Excluir
  10. Bom dia!!!
    (Já é quase noite, mas você me contagiou!)
    Muito boa a dica! Deteeeesto água escorrendo pro lado errado.
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi, boa noite! kkkk
      Que bom que gostou! Acho que blog tem que ser útil né!
      Bjos!

      Excluir
  11. OI, ESTOU AMANDO "CONHECER VIRTUALMENTE SUA OBRA".
    PARABÉNS PELO PROJETO,FICOU MARAVILHOSO!
    TAMBÉM TEREI UM JARDIM NO BANHEIRO DA MINHA SUÍTE,QUE POR SINAL É MUITO SEMELHANTE AO SEU.
    AINDA NÃO TIVE CONDIÇÕES (TEMPO) DE FAZER UM BLOG.
    MAS JÁ ESTOU MONTANDO UM ÁLBUM PARA POSTAR TUDO NUM BLOG.ENQUANTO ISSO,VOU APRENDENDO MUITO COM OS AMIGOS BLOGUEIROS.
    GRANDE SUCESSO
    GLEIDY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleidy, quando montar o seu blog não esqueça de passar por aqui e deixar o endereço, fico feliz que tenha gostado do projeto, foi feito com muito carinho e a obra muita dedicação!
      Bjos!

      Excluir

Vou adorar se você comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...