quinta-feira, 19 de abril de 2012

Churrasqueira

Hoje vim mostrar o esquema da minha churrasqueira pra vcs, quando comecei o projeto da casa já sabia que queria uma churrasqueira ou quadrada ou de vidro (a de vidro desisti por achar que não era prática). Então decidi pela churrasqueira de alvenaria, mas não queria aquele estreitamento que as churrasqueiras convencionais fazem para receber o duto. Então usamos uma churrasqueira pré moldada comum e fizemos uma alvenaria de tijolinhos para que ela ficasse quadrada até o topo (não tirei fotos desse procedimento, vacilei!).

O esquema para uma churrasqueira funcional é esse, tem que seguir esse esquema, senão a fumaça pode voltar. A minha é assim na parte de dentro, e a parede falsa só esconde essa curva.


O resultado foi esse aqui, quadradinha de cima em baixo, já rebocadinha.

O revestimento foi fácil de definir, eu acho que o amadeirado e a churrasqueira nasceram um para o outro, assim como goiabada com queijo. Eis que surge outro probleminha, como vamos fazer as quinas? Hunnn.... tivemos que mandar cortar na marmoraria o porcelanato amadeirado de forma que encontrassem em meia esquadria das quinas. Mede peça, conta peça, de cima pra baixo, de baixo pra cima, umas com meia esquadria dos dois lados, umas de um lado só, uma bagunça danada! Manda pra marmoraria, e torce pra ficar pronto rápido!

Enquanto isso na sala de justiça, (rsrsrs) vamos botar carvão nessa churrasqueira para que ela possa dilatar com o calor e não ocorrer nenhum problema de tricas depois que ela já estiver revestida. Se vc pular essa etapa o seu revestimento pode trincar quando vc fizer o primeiro churrasquinho! É como molhar o tecido antes de fazer a roupa, só que no sentido contrário, um encolhe a outra dilata. (Nossa, nada a ver esse momento costureira!)
Voltando ao que interessa, o fogo da churrasqueira! Comprei 2 sacos de carvão e começamos a queimação, detalhe importantíssimo que esqueci de contar, a churrasqueira passa por dentro do meu closet até chegar ao telhado, e o buraco da primeira laje ainda não foi feito, ou seja ela para ali, sem saída pra fumaça por enquanto! Voltando ao fogo, meu marido colocou o carvão lá na churrasqueira na hora do almoço, depois foi trabalhar e eu fui levar a Manu na escola, as peças chegaram da marmoraria e o pedreiro já queria começar a colocar o revestimento, mas o fogo estava mandando ver na churrasqueira, (eu lá na escola levando a Manu)

Quando volto pra construção vejam o que eu encontro.
 
O pedreiro, revestindo a churrasqueira, ué, isso não é bom? rsrsrsr

 Zoom 1 (kkkkkkkk)

 Zoom 2 (passei mal de rir!)

Nunca viram uma churrasqueira ser revestida enquanto se queima uma carninha?
Eu vi! rsrsrrsrs

Detalhe da meia esquadria tosca que veio da marmoraria.
 Não ficou muito bom, mas ficou melhor do que o acabamento de uma peça sobre a outra.


Outra burrice cometida foi a paginação dessa parede ao lado da churrasqueira, como foi a única que não fiz a paginação no pc, pq mudei de planos de última hora acabou não ficando 100% bom.

Reparem que o revestimento imita um ladrilho hidráulico, então a peça de 56cmx56cm parece ser dividida em 4 pequenos ladrilhos, eis que os burrinhos aqui, incluindo euzinha não pensamos nisso, julgamos a peça como 1 inteira de 56cm. 
Terrível erro!
Fizemos as contas e pra começar com uma peça inteira de um lado, o outro lado ia dar uma tirinha de apenas 5cm, o que é um horror. Então marcamos o meio e colocando uma peça pra cada lado do meio iria sobrar 2 pedaços de 30cm pra cada canto da parede, tamanho bom... para uma peça lisa, não para uma estampada. Vejam o resultado:
Como sobrou 30cm pra cada lado, e a peça tem 56cm, levando em conta que o desenho é dividido em 2 de 28cm, sobrou uma tira de 2cm (de desenho que parece junta), o que tanto queríamos evitar ficou pior, em vez de uma tira de 5cm de 1 lado ficamos com aparentes 2 tiras de 2cm.
Droga!


Vivendo e aprendendo, por hoje é só!

Bjos!

60 comentários:

  1. Alê, quase morri de rir do frango na churrasqueira.
    Seu pedreiro está certo, vai desperdiçar carvão...kkk
    Menina eu acho besteira sua a questão dos recortes, ficou imperceptivel, se vc não falasse eu não notaria.
    Tá tudo muito lindo.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vê se eu posso com esse povo, ri demais do frango, reparou na grelha feita de vergalhões que sobraram das ferragens? kkkkk

      Excluir
    2. Eu não tinha reparado na grelha...seu pedreiro é um gênio...kkkk

      Excluir
  2. Menina...vc acredita que eu fiz o pedreiro fazer esse ângulo no meu revestimento do banheiro. Quando ele errava eu mandava ele fazer de novo. Imagina o quanto ele me ama...ficou duas semanas num banheiro que ele faz em 3 dias...kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk, aqui em casa tbém eles querem me matar!

      Excluir
  3. rsssss...cara né nada bobo! Ficou lindo a combinação do ladrilho com o porcelanato! ShoW! Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A combinação ficou boa né? Imagina com o balcão? acho que vai ficar legal!
      Bjos!

      Excluir
  4. amei a churrasqueira, linda com esse revestimento!!!!e esse frango fazendo figuração?praticamente virou o astro.rsrsrrs

    bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse frango foi o tchan da decoração! kkkk

      Excluir
  5. Está ficando linda! Adorei esse formato na churrasqueira! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O formato dela é tudo pra mim, agente acabou fechando o buraco em baixo tbém, tipo um pé, que é feito pra vc guardar carvão sabe?
      Eu fechei o buraco e vou descer reto até o chão!
      Bjos!

      Excluir
  6. KKKKK! Mas esses pedreiros, hein! Não perdem a oportunidade! P/ isso eles são ligeiros!!rrsrs
    Ficou maravilhosa a sua churrasqueira! As de revista perderam feio p/ sua!!!! E já com estréia!!!rsrs
    Beijos, Laine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... Obrigada, que bom que gostou tanto assim, adorei ser comparada a churrasqueira de revista!
      Bjos!

      Excluir
  7. kkkkk dei tanta risada..kkkk cada coisa que acontece em obra heim.. mas isso eu nunca vi..kkkk
    Ale gamei no seu ladrilhooooooooooo.. ficou show demais.. Parabéns..
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú, eu tbém amei o ladrilho, mas muita gente não gostou, mas eu amei, é o que importa! Vou usa-lo na ducha tbém, os ambientes são próximos!
      Bjos!

      Excluir
  8. Florzinha assim você me mata de rir.
    Adorei o zoom!

    Tá ficando lindão!
    Bom fim de semana, Erika

    ResponderExcluir
  9. ai, ficou lindo esse revestimento, vai ficar lindo esse ambiente. adorei!bj

    ResponderExcluir
  10. Está ficando linda sua casa, achei o blog por acaso e já estou seguindo. Depois passa lá no blog, ficarei feliz em vê-la por lá. Fiquei surpresa em ver o mosaico da Lella por aqui. Tive a oportunidade de vê-lo pessoalmente, e pode ter certeza que é mais bonito. Ela me disse que deu um trabalho danado pra fazer, foram muitos dias, mas valeu a pena.
    Lindo fim de semana pra vc e abraços
    Gláucia
    www.repletodevida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Esta linda!!!Seu pedreiro fixou os tijolinhos na churrasqueira só com a massa ou colocou alguma ferragem???? quero fazer a minha quadrada tbm e preciso de suas dicas>>> Abraçoss Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a primeira camada foi de massa mesmo, ele amarrou tábuas nas laterais e encheu, só depois começou a subir os tijolinhos!
      Bjos!

      Excluir
  12. Bem assim q quero fazer minha churrasqueira!!!! O Detalhe dos tijolinhos q vc nao fotografou eh bom a minha duvida. Como juntar a alvenaria na churrasqueira pre moldada. se puder me explicar agradeco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, quando eu cheguei ele já tinha feito, perdi as fotos, mas é simples, assim que acaba a parte reta pré-moldada ele fez uma forma de tábuas e amarrou com arames, fez tipo uma base para começar a assentar os tijolinhos.
      Entendeu?
      Abraços!

      Excluir
  13. Alê, sou a Kátia de Blumenau/SC, morei um ano e meio em MG e meu filhote de 2 anos e 10 meses é mineirinho. Achei seu blog procurando no google por "cozinha marron" e adorei o projeto da sua casa e as suas escolhas em geral. Então!... Vou tranferir minha churrasqueira pré-moldada para outro lugar e gostaria que ela ficasse quadrada. Entendi a parte da base que deve ser feita onde começa o estreitamento da churrasqueira, agora te pergunto, os tijolos são maciços ou comuns? Qual a largura da sua churrasqueira e a altura do pé direito? PARABÉNS pela casa e pelo blog, já tirei muitas dúvidas aqui... comprei minha casa pronta, agora preciso deixar ela com a carinha da minha família...Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe querida, eu não tinha visto seu comentário!
      Os tijolos são maciços, tijolinhos, assentados deitados até chegar ao teto. a minha churrasqueira tens uns 60cm de largura é pre-moldada comum! O pé direito é de 2,80. Vc coloca todos os dutos primeiro, monta ela completa, depois vai fazendo o caixote!
      Bjos!

      Excluir
    2. Imagina, não tem do que se desculpar! Ahhh, muito bem esclarecido! Entendi tudinho. Muito obrigada por dispor de seu precioso tempo. Beijão! Kátia.

      Excluir
  14. Olá, tudo bem? Parabéns pela churrasqueira, ficou lindona!
    Será que você me ajuda com a minha? Tenho uma pré-moldada, dessas que a chaminé fica menor que o corpo, e gostaria de transformá-la numa igual a sua, tipo caixote, inteira reta. Como foi que voce fez isso? Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Alê, muito boa a tua descrição, quais as medidas da "garganta", naquele detalhe para evitar que a fumaça volte?

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, infelizmente estou um pouco desesperado, e principalmente nervoso... Tenho uma churrasqueira pre-moldada e ela fica em uma areá fechada, o GRANDEEE problema é que a fumaça volta quase toda, preciso de uma ajuda para saber o que faço para impedir isso, minha churrasqueira é igual ao da foto com o link que vou lhe mandar, não tem esse esquema que você fez em cima da placa refrataria, se puder me ajudar e explicar detalhadamente como é possível fazer e como isso pode ajudar eu agradeceria.

    Link do tipo de churrasqueira: http://www.clikofertas.com/telhasechurrasqueiras/produto/7615/churrasqueira-pr-moldada-4-e-5-espetos

    Respeitosamente Rafael
    e mail- bunipao@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, podem ter acontecido duas coisas, a primeira é vc ter feito uma curva na chaminé, e a outra é ter diminuido a larguda do duto, dizem que não pode ter menos de 30cm de diâmetro, foi algo assim?
      Bjos!

      Excluir
    2. Olha Alê, não tem curva a chamine e também tem mais de 30cm de diâmetro, como eu disse ainda não entendi porque esta voltando... se quiser envio uma fotografia depois, mas infelizmente ainda continuo defumando os cabelos de minha esposa...kkkk

      Bom Dia!

      Rafael

      Excluir
    3. Oi Rafael, não sei o que pode ser então, pode ser o modelo da churrasqueira, reclame na loja!
      Bjos!

      Excluir
    4. Põe um Exaustor pequeno dentro da chaminé, e quando você for usar você liga ele, é a única solução.

      Excluir
  17. Olá meu nome é Renata e moro no interior de Minas achei seu blog procurando no google sobre churrasqueira pré moldada quadrada, achei muitoooo interessante sua ideia de enquadrar a parte afunilada, já estava me desesperando pois queria ela quadrada mas a pre moldada pronta só achei de espetos (ou seja muito pequena). Enfim sua brilhante ideia me salvou!Pedi ao pedreiro pra fazer como vc descreveu acima e tambem vou revestir de madeira.PARABÉNS PELO BLOG!

    ResponderExcluir
  18. Nossa Alê sou eu a Renata que comentou acima, tive que fazer um novo comentário pois estava bem olhando seu blog pois estou em obras aqui em casa e com muitos pepinos por dia e bem pensando que vc era de alguma parte deste nosso imenso País, quando vejo um post falando que você é de Patos de Minas, morri de rir pois também moro em Patos!Se puder entrar em contato ou pelo facebook ou pelo meu email ficaria agradecida, o meu é renatabarbosa6@hotmail.com. Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  19. Oi Renata, te enviei um email!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Alê!
    Adoro o teu blog e estou em meio a uma reforma, por isso suas postagens tem me ajudado muito!
    Qual é o revestimento utilizado na churrasqueira? Andei olhando alguns (amadeirados), mas não quero um que seja liso. Acho bacana esses que tem um toque um pouco rústico.
    Obrigada!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale, o meu madeirado é da Itagress, Ébano wéngue. Eu adorei ele, pode investir!
      Bjos1

      Excluir
    2. Valeu!!! Você é muito atenciosa! Bjos!

      Excluir
  21. Boa noite, comprei uma pré moldada também, e tenho uma dúvida, gostaria de revesti-la com esse revestimento que imita madeira, a dúvida é a seguinte, o revestimento nao trinca por causa do calor? voce fez alguma preparação pra evitar isso? se puder me responder por e-mail, ficarei muito grato, e parabéns pelo bom gosto. rodrigooo_2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber como seu pedreiro fez na parte de cima da churrasqueira onde ela começa afunilar. Ele encheu de concreto ou de areia refratária?luisaegama@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, quero revestir ela inteira, fico com medo de revestir e depois trincar tudo por causa do calor, pensei em fazer um grafiato tambem.

      Excluir
  23. Olá ainda fica a duvida quanto como deixar a churrasqueira quadrada e quanto ao revestir....vc revestiu ainda quente ou coloca o carvão e depois que esfria reveste? Grato e parabéns pelo blog, churrasqueira e casa.
    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, não precisa revestir quente, mas tem que queimar uns 3 sacos de carvão antes de revestir!

      Excluir
  24. OLá... preciso de ajuda urgente****estou muito na duvida do que fazer referente a minha churrasqueira, se compro a pré moldada e falo para meu pedreiro fazer o que vc fez e coloco o revestimento nela só que ele nunca fez isso na vida, ou se mando fazer ela nessas empresas que faz churrasqueira e meu pedreiro coloca o revestimento. Eis que já houvi falar que se não fizer bem feita pode trincar o revestimento ou soltar. Você já usou a sua depois de pronta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, não é dificil de quadrar a churrasqueira, qualquer pedreiro com boa vontade faz! Compra pré moldada pq a chance de dar errado é menor! É só botar fogo nela antes de revestir q não trinca, minha churrasqueira ficou ótima! Bjos!

      Excluir
    2. pode revestir tranquilamente pq nao racha nem trinca nem cai. Experiência própria.

      Excluir
  25. ola tudo bem; me mande fotos do seu projeto pronto da churraqueira e do banheiro.ah quais sao as medidas do revestimento da churrasqueira. cristianevalim@hotmail.com.
    Abraços, Cristiane

    ResponderExcluir
  26. Muito boa sua churrasqueira. Por favor, me informe se assentou com argamassa C III ou com argamassa refratária e se adere bem a cerâmica/parede cimento e não fica soltando após uso. Parabéns. Ricardo Oliveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, não usei argamassa refratária não, mas não me lembro se é CIII.

      Excluir
  27. Olá, tudo bem? meu nome é Diego e sou de SP, vou revestir a minha churrasqueira, e gostaria de saber se até agora apresentou alguma trinca ou descolamento do revestimento, no meu caso, vou colocar pastilhas de vidro! é possível confirmar se foi CIII ou alguma argamassa especial?
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  28. Oi Ale,

    Estou querendo fechar com alvenaria a parte superior da churrasqueira pre moldada, tu podes me explicar como foi feito, estou com duvidas! Se tiver algum detalhe em auto cad ou pdf pode me mandar? meu email monefreitas@yahoo.com.br obrigada

    ResponderExcluir
  29. OLA FIQUEI NA DUVIDA FOI SOBRE A CHAMINÉ COMO ELA TEM AQUELE ESQUEMA DOS 30CM NO DESENHO POR DENTRO. FOI UTILIZADO A PARTE DE CIMA DA PRE MOLDADA PRA FAZER ISSO POR DENTRO ? OBRIGADA

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Olá Alê!
    Eu quero saber que tipo e marca de argamassa que vc usou para revestir a sua churrasqueira com o porcelanato amadeirado? Desde já Grato!

    ResponderExcluir
  32. Bom dia vi o projeto final e achei muito bom. como fizeram a alvenaria de tijolinhos em cima da churrasqueira pré moldada?

    ResponderExcluir
  33. ola adorei sua churrasqueira gostaria de ver as fotos do local terminado ,pois o meu revestimento é igual o seu ,estou ansiosa para ver como ficou bjs e parabéns

    ResponderExcluir
  34. Parabéns. So ler as respostas ja me ajudou bastante. Bjs

    ResponderExcluir
  35. Oi Alê!

    Gostaria de tirar uma dúvida. Tb comprei uma churrasqueira de cimento pré moldada igual a sua e quero deixá-la quadrada, a minha dúvida é quando chegar naquela parte afunilada, tenho que desprezar essa parte e fazer de tijolinho? O tijolinho é da mesma largura dessa parte ou ele fica maior, se ficar maior, como faço pra deixar de forma quadrada, é só encher de cimento? Não entendi essa parte direito que vc fala pra colocar tábua e depois tijolo. Eu tenho que cortar laje e colocar a chaminé pra fora, vc falou que tem que ficar um buraco de 30 cm de diâmetro, e quanto a fumaça será que ela não volta? O resto entendi, que tem que queimar 3 sacos de carvão pra depois revestí-la.
    Agradeço se me responder, sempre gostei de churrasqueira quadrada, sempre via na net, mas não sabia como fazer, adorei seu blog.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Vou adorar se você comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...