quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Piso Laminado ou Porcelanato?

Olá pessoal, estou num dilema que precisa ser resolvido rápido!
Eu não sei se uso o piso laminado no 2º piso ou se uso o mesmo porcelanato na casa toda!
Alguém aí tem experiência com isso?

Piso Laminado
É um piso constituído de laminas de madeira com 7mm de espessura em larguras e comprimentos variados. A principal característica do produto é o de ser um produto de madeira natural e revestido com verniz. A opção por esta linha de produto normalmente se da em função da beleza da madeira, onde cada régua tem o seu desenho e tonalidade exclusiva, formando no conjunto uma harmonia que a natureza criou. O verniz utilizado nos pisos de madeira laminada são de última geração com alta tecnologia e podem ser de diferentes níveis de resistência a desgaste e riscos.É um piso para utilização em residências ou ambientes de tráfego leve. São de fácil instalação, limpeza e antialérgicos.




Porcelanato 
porcelanato escolhido é um 80x80 bege marmorizado, os rodapés serão de 20cm e embutidos (falarei deles em outro post). Na foto abaixo ele parece ser escuro, mas não é. Parece muito com o Crema Marfil.


Preços? O porcelanato 80x80 é R$60,00 o laminado depende do modelo, o que eu gostei é em média R$125,00.

E aí? o que acham?

55 comentários:

  1. Olá... vou dar meu pitaco! rs
    Eu amo laminado, acho muito lindo.. não coloquei lá em casa pois a verba não permitiu rsrs
    Mas acho bonito apenas em quartos.
    Agora o porcelanato sem dúvidas fica lindo tb, em qualquer lugar da casa.
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Ai Danny, que dúvida! Juro, não consigo me decidir!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc anda nao decidiu sobre o piso, tem um site de piso lamina que e o madeiramadeira.com.br, tem otimos preços

      Excluir
  3. Oi Ale,
    É minha opinião, ta!?!?
    Eu não gosto de porcelanatos polidos nos quartos, acho que o ambiente fica frio demais, colocaria o laminado sem pensar. Lá em casa vai ser o mesmo, mas tudo fosco.

    ResponderExcluir
  4. Para calcular o preço, não se esqueça que o laminado é mais caro, mas já está com a mão de obra inclusa.

    Em casa optamos por porcelanato em tudo (em breve vou fazer um post a respeito disso). Tem três coisas que não gostamos do laminado:

    1- O "toc - toc" que faz quando você anda nele (que pode ser amenizado com umas espumas)
    2- Ele risca fácil. Arrastou uma cadeira nele e já era.
    3- Não pode molhar. Se um dia esquecer a janela aberta e chover nele, vai estragar.

    Por outro lado é um piso muito bonito e quente. Se você gosta da aparência de madeira, existem porcelanatos que imitam madeira.

    []'s

    ResponderExcluir
  5. Gente do céu, vcs estão me deixando ainda mais confusa!
    Estou mais inclinada a por o porcelanato mesmo, mas vamos ver!!

    ResponderExcluir
  6. vou colocar laminado nos quartos, sala d tv e escritorio , na sala de estar e cozinha piso comum, tem selinhu pra vc no meu blog.

    ResponderExcluir
  7. Olá Alê!

    Vim conhecer seu castelo e ele vai ficar lindo!
    Venha conhecer meu diário. Vou adorar te-la como leitora.
    Abraço, Erika (kit)

    ResponderExcluir
  8. Essa semana vou visitar algumas obras com laminado, o porcelanato fosco eu quero colocar apenas na área externa, ainda não decidi a marca!
    Eu estou querendo beleza, mas prezo muito a praticidade, tenho dois filhos pequenos e tenho que pensar em tudo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Alesandra!
    Desculpa pela sumidinha "básica" ...
    Então, quanto à sua dúvida, tive informações de que o porcelanato é muito mais resistente, porém, como amo laminados, resolvemos colocar laminados nos quartos e corredor da casa para deixar estes ambientes mais quentes e conchegantes. EStamos ainda no dilema se colocamos também o laminado na sala ou se mantemos o porcelanato já que iremos colocar na cozinha e nos banheiros.
    Mas pode ter certeza de que ambas as opções que você ainda se encontra em dúvida, ficam ótimas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi Alessandra vim conhecer seu "castelinho" e já tó te seguindo. Também estou construindo o meu vá me visitar sou adorar http://casadaaurea.blogspot.com Achei linda sua escada vai ficar top de linha!!! Engraçado q nossos gostos parecem muito. Quanto ao laminado pra área de cima eu tbm queria com certeza! Mais marido não quis! Ele falou q quase não ficamos em casa q não pode molhar q a casa tem muitas portas de blindex inclusive dois quartos com sacada e que ia molhar estragar enfim, não consegui convence-lo com o lindo quentinho da madeira. Aí nos já até compramos o porcelanato para os quartos. Só q compramos mais fosco pra não passar um visual frio sabe. Dar um ar de aconchego. Abração e vou ficar de olho em vc tá. Há vc não fez perspectiva da fachada não? Não vi!!!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela visita! Já fui lá no seu blog, adorei!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  12. Ai que dúvida, hein???
    Acho que não consigo dar meu pitado ainda Alê, rsrs... eu AMO laminados, acho lindo e é meu preferido.. mas confesso que tenho aquele medo do cuidado que teremos que ter (riscar, molhar)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, eu tô na dúvida mais por causa do cuidado tbém, e tem outra coisa que esqueci de comentar, eu acho o rodapé dele horroroso! Então teria que gastar mais ainda com rodapé branco.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  13. Oi Alê =)
    Eu escolheria o porcelanato sem titubear, principalmente em função da praticidade, resistência e durabilidade infinitamente maiores que a do piso laminado.
    Eu também passei por esse dilema, mas não foi preciso muita pesquisa pra perceber a superioridade do porcelanato -lavou, tá novo! Nem precisa de uma super limpeza pra deixar a casa com porcelanato linda...sem falar que pra quem tem filhos é bem mais prático - pode sujar à vontade e depois um paninho resolve tudo =)

    Espero ter ajudado!
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me ajudou muito, obrigada!
      Eu acho que já estou decidida por ele, só falta agora saber se eu vou de polido ou acetinado!

      Excluir
  14. Ja fiz minha opcao, fiquei com laminado que colocarei no meu pequeno ape. Gsotaria de uma cor nao muito escura e nem aqquele amarelao. Alguma sugestao sobre qual a melhor core ou melhor tipo de laminado pra deixar o ambiente mais leve e bonito?? Thanks Cris Cardoso

    ResponderExcluir
  15. Oi Ale,

    Nao sei se vc ja colocou o porcelanato, mas eu tb estou construindo e na minha casa quero colocar um piso de PVC da Interfloor. Ele e muito parecido com o laminado, mas pode ser molhado, e nao eh frio como o porcelanato. Achei muito legal.
    Bjs
    Neide,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neide, muito legal, a Mariene aí de baixo comentou sobre, eu não conheço ainda!
      Bjos!

      Excluir
  16. Oie!

    Te achei e já vou dar meu pitaco...!!

    Eu na minha casa vou optar por piso laminado no 2º andar...

    No 1º andar colocamos porcelanato e achei q ele gruda muito a sujeira.. e tem q saber a forma certa de limpar!!

    Eu vou de piso laminado!! Lindo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu coloquei tudo porcelanato, vamos ver no que dá! Bjos!

      Excluir
    2. Olá..
      Eu estava pesquisando aqui no google sobre a grande dúvida: Laminado ou Porcelanato? rs E achei seu blog..
      Pelo visto, vc colocou porcelanato, certo?
      Mas colocou nos quartos também?
      O que está achando? Mto frio?
      Obrigada!

      Excluir
    3. Bruna.Ale

      Pesquisando no google cheguei até vocês. Tenho a mesma duvida. O porcelanato deixa muito frio? ou é OK?

      Excluir
  17. Trabalho num local onde tem este piso laminado exatamente como vc quer colocar e ele é péssimo só pela umidade do ar ele encolheu e somente em alguns locais de maior tramitação ele ficou horrível todo arranhado e mais barulhento que no porcelanato, se quiser posso te mandar uma foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu já coloquei, e optei pelo porcelanato! Eu achei mais prático e por enquanto estou satisfeita!
      Bjos e obrigada!

      Excluir
  18. Olá, também estou nessa dúvida, ano que vem meu apê fica pronto e a arquiteta já vai começar o projeto e não sei o que colocar.

    Eu já tive a experiência com lamidado, pra lavar o banheiro mesmo colocando panos na porta ainda escapa água e molha o piso e como saía cedo de casa, tinha que deixar os sapatos na porta pra não acordar o vizinho debaixo.

    O assoalho de madeira é mto caro, então não sei o que faço!! =[

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine, foi uma opção minha o porcelanato, pq tenho filhos pequenos ainda e achei mais fácil de cuidar! Mas a Mariene aqui em baixo deu uma outra opção do piso de pvc, eu não conheço, mas compensa dar uma pesquisada! Bjos!

      Excluir
  19. HOJE EXISTE UM LAMINADO QUE PODE MOLHAR E NÃO FAZ BARULHO "TOC TOC" AO ANDAR É UM PISO DE PVC DA INTERFLOOR. PROS QUARTOS É A MELHOR OPÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariene, obrigada pela dica! eu não conheço, na minha cidade ainda não vi, mas parece uma ótima opção, se não arranhar fácil é claro!
      Bjos!

      Excluir
  20. O nome desse piso de pvc é Vinílico! Ele é indicado para áreas molhadas..já o laminado não é, pois a umidade estraga.

    E realemente ele não faz o Toc toc do salto..rsrsrs...mais macio...!

    Ele é um pouco mais caro que o laminado!

    E ai..ta gostando do porcelanato?

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Hummmmmmmmmmm! Boa tarde! Alê adorei seu blog, meus parabéns!

    Todo mundo, gosta mas num pode gastar, tudo mundo quer mas não pode, e enfim é um coisa cruel em nossa vida A DÚVIDA!!! OH MY GOD! rsrs...
    Linda, só uma duvida, você opitou pelo porcelanato, os quartos ficam muito frios? Pois o que mais me deixa assim é a questão do frio pensando nas crianças. hehehe

    Abraços

    Noele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, eu ainda não estou morando na casa, mas não acho que ficou frio não, por enquanto tô satisfeita!
      Bjos!

      Excluir
  22. ola e amo construções e reformas por isso adorei seu blog. beijos

    ResponderExcluir
  23. O grande problema do vinílico é o tempo que ele tem no mercado, que ainda é recente e não sabemos sua durabilidade na "vida real".
    Também estou no dilema: porcelanato x laminado.

    ResponderExcluir
  24. Alê q blog lindoooo!!realmente um castelinho!!!!!! nossa q bacana deixar a casa do seu gosto e aos poucos ver o resultado!!! eu coloquie porcelanato diamond no meu apê mas agora tenho q colocar o rejunte...q cor vc usou no seu da área interna? é da mesma cor do meu bege bem clarinhoooooooo bem clarinhooo mesmo prec até um branco. por isso queria perguntar...bjkssss té mais!! Patrícia

    ResponderExcluir
  25. Na minha casa optei pelo porcelanato polido de cor bege bem claro,na sala de estar,e no segundo andar onde serão os quartos,optei pelo piso laminado,ainda não me mudei para casa nova,mas acredito que foi uma boa escolha!!!Até mais!Adorei a matéria!!!bjos

    ResponderExcluir
  26. Adorei o blog, PARABÉNS, estava em dúvida quanto ao porcelanato ou laminado, mas como é apto acho q a melhor opção será o porcelanato msm. O que vc acha? bj

    ResponderExcluir
  27. Gente, estou presta a receber as chaves do meu apê e estou com uma grande dúvida: Qual piso usar no quarto e na sala. Estou querendo usar laminado no quarto e porcelanato na sala. Quem já usa os dois, podem me aconselhar, por favor?
    Aguardo!

    ResponderExcluir
  28. Muito legal seu blog! Parabéns!

    Quanto ao piso... 125 reais o laminado está caro.
    Você está pegando as opções para baixa circulação???
    Pois para uso residencial basta. Ainda mais para área de quartos em que o uso é menor.

    Piso laminado não pode molhar. A limpeza é feita com pano úmido (água e gotas detergente neutro). Piso laminado pode riscar, então não se esqueça de colocar feltro em todos os pés dos móveis da área, principalmente cadeiras.

    Particularmente não gosto do efeito que o laminado tem ao se andar sobre ele. Ele é montado sobre uma espuma anti-mofo. Parece que você anda sobre algo um pouco mais mole do quê deveria. É sutil, mas me incomoda. Isso pode ser amenizado com a preparação correta do contrapiso. O mais nivelado possível.

    Caso não aja uma cura correta do contra-piso, com a eliminação da umidade, pode causar um "estufamento" no piso, ele levanta e é necessária a substituição das réguas (mesmo caso se derrubar aguá e não limpar em seguida).

    Na montagem, pode-se optar por três direções; de comprido, de lado e na diagonal (supondo um cômodo retangular). Nesse caso, colocar de comprido (na direção do lado maior) não é aconselhável, pois irá "estreitar" o ambiente. De lado (na direção do lado menor) irá ampliar o cômodo. Mas os dois primeiros só devem ser utilizados no caso de cômodos bem executados, com os quatro ângulos retos. Ou será perceptível a diferença entre as paredes. Por isso, geralmente se monta na diagonal, pois qualquer diferença no tamanho das paredes fica disfarçado (conforme a foto que você colocou).

    Eu gosto mais do porcelanato. Acho lindo aqueles bem grandes. Esse 80x80 deve ser ótimo. O maior problema do porcelanato é a instalação. Procure uma empresa especializada. Não confie em pedreiros. O piso deve ter um espaçamento mínimo, ou fica horroroso e deve ser bem nivelado, pois como normalmente é brilhante se percebe diferenças de inclinação na luz. Ao contrário do laminado, o contra piso pode ser um pouco mais mal feito (mas ainda nivelado), pois a massa de assentamento corrige imperfeições menores.

    O porcelanato é fácil de limpar, super resistente e tem esse aspecto frio.
    Minas geralmente é quente então não seria problema. Mesmo assim é possível obter um aspecto mais acolhedor com tapetes nas áreas de frente ao sofá, ao lado da cama, etc.

    Uma terceira opção é o piso de madeira tradicional. Nesse valor (125 reais), é possível encontrar pisos em promoção. Não vá em shoppings e lojas do tipo. Procure saber onde os marceneiros compram materiais aí na sua região. Aqui em São Paulo é na rua do Gasômetro. Tem várias lojas que vendem e já instalam o piso de madeira.
    Tem valores (em promoção) perto de 100-120 reais o metrô quadrado colocado.

    A única desvantagem do piso de madeira é a manutenção cara.
    Embora se aplique verniz anti-risco. Eventualmente ele irá acontecer. Aí é necessário lixar todo o piso e re-envernizar. Digamos que você faria isso a cada cinco anos, para uma casa com crianças. Quando for comprar cheque o valor dessa manutenção. No demais ele tem as mesmas vantagens do laminado sem seus defeitos.

    E dá um aspecto muito mais chique no ambiente.
    Sim, é perceptível a diferença entre andar sobre um laminado e sobre madeira.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  29. Olá, que pena que não deixou o seu nome, mas ajudou muito, aqui eu coloquei o porcelanato, e por enquanto estou satisfeita, é como vc disse, parece frio, mas nada q um tapete não dê jeito! A madeira nunca cogitei, não gosto da manutenção e o risco da madeira não estar curada é grande! O laminado continuo achando uma boa opção, principalmente quando o preço da mão de obra não está incluído o acabamento! Volto a falar desse assunto mais pra frente! Bjos!

    ResponderExcluir
  30. Alê,
    Que dúvida!!!!! Quero o porcelanato, mas tenho meo e ficar muito frio no inverno, tenho uma pequena de 3 anos. O laminado é lindo, mas estraga tão fácil e faz um barulho tão ruim....o que fazer??? Como seus filhos brincam no chão frio??Abraço. Edilma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edilma, a minha cidade não é muito fria, então ainda não tive problemas, coloquei tapetes, na sala e quartos, até agora acho que valeu a pena, não passei pelo inverno ainda, mas brigo o dia inteiro para as crianças ficarem calçadas!
      Bjos!

      Excluir
  31. Alê, sou supeita pra falar, porque odeio porcelanato, suja muito e é gelado, e adoro os laminados, são de fácil manutenção, mantém a temperatura, pra vc que tem criança é muito bom ter nos quartos, se bem colocado fica lindo e confortável!

    ResponderExcluir
  32. Olá, tudo bem?

    Parabéns pelo blog.

    Estou pesquisando também sobre a melhor opção de revestimento na casa, estava pensando em porcelanato também, porém pesquisando, encontrei várias pessoas reclamando que ele risca muito fácil e mancha também muito fácil e que as manchas na maioria das vezes não saem e que eles não são tão práticos na hora da limpesa pois tem que saber limpar e qual produto certo usar pq se não mancha.

    Assim fiquei um pouco receosa de optar pelo porcelanato, porque através dessas opniões, me deu a impressão dele ser meio enjoado pra se manter e eu gostaria de algo mais prático.

    Ainda não me decidi e estou tentando pegar informações de quem optou por ele. Quanto tempo faz que vc o colocou e o que vc está achando? Ele muito chato de manter mesmo? Você usou o polido?

    Obrigada e abraços!

    ResponderExcluir
  33. Olá pessoal! Estou aqui para compartilhar minha experiência com vcs, optei pelo laminado Durafloor, da linha Ritz, o padrão Cerezo Varese, de instalação por click. Ficou maravilhoso! Comprei tudo pelo site http://www.cmarceneiro.com.br/departamento/pisoslaminados_pisos-laminado-durafloor e recomendo, pois tem tudo a pronta entrega, o preço é bem em conta e ainda parcelam em até 10x sem juros! Recebi rápido e tudo bem embalado. Fica a dica para quem procurando! Bjos.

    ResponderExcluir
  34. Eu passei por isso essa semana, mas optei por laminado, tenho uma pequena de 1,9 meses e ela de vez em quando sai correndo descalça e o piso laminado protege mais, o porcelanato é lindo demais, mas muito frio. E como há uma diversidade de cores tenho certeza de que vc vai escolher com muito bom gosto.

    ResponderExcluir
  35. Olá, muito bom esse papo. Se o porcelanato deixa o ambiente frio...eu quero esse mesmo, pq aqui onde moro é muito quente...muito mesmo.

    ResponderExcluir
  36. Oi Alê... enfim você já colocou porcelanato em toda sua casa como li nas respostas acima, no entanto gostaria de deixar a minha opinião. No meu apartamento foi instalado o laminado Floorest - Linha Wood - Mediterranean na sala de jantar/home, no escritório e na área íntima e me arrependi horrores de não ter colocado na cozinha e no lavabo também (uma amiga colocou e não se arrependeu). Laminado é muito mais prático na hora de limpar e mantê-lo limpo!!! Passo apenas paninho úmido com detergente neutro. Dentro de casa só usamos meias (pois aqui no Sul o inverno é bem rigoroso rsrsr) e chinelinhos, então não temos TOC TOC para nos incomodar. O Porcelanato BIANCO PLUS 60x60cm que foi colocado nas áreas molhadas (cozinha/área serviço/banheiros) é lindo, admito, no entanto dá um trabalhão para limpar, qualquer sujeirinha gruda e aparece e lá vai você ficar esfregando, sem esquecer do "maldito" rejunte epóxi da Eliane que para desencardir tem que ficar esfregando até a ponta dos dedos ficarem esfoladas... depois da primeira limpeza que você fez no seu rejunte chegasse a fazer outra, caso sim, qual a frequência destas limpezas?? Pois estou desconfiada que o rejunte epóxi que escolhi (mesmo tendo custado caríssimo) não é bom!!! Sem contar que nos azulejos dos banheiros utilizamos também o rejunte epóxi branco da Eliane e maldição, ficaram amarelos, dá vontade de chorar, pois até agora nenhum produto limpou-os (e foi aplicado por pessoal especializado da construtora)!! Stéphanie Dupont

    ResponderExcluir
  37. EEEEEEEEEEQuero trocar o piso da minha casa e a princípio tinha optado pelo piso Laminado floorest, ocorre que a arquiteta de uma amiga convenceu que melhor seria o piso vinílico da Ffademac da linha essence rústico. Queria ter opiniões sobre esse tipo de piso. GAObrigada, FFFFFFFFFNanda.

    ResponderExcluir
  38. Olha, eu tenho piso laminado e porcelanato em casa, o laminado é mais amendoado, e o porcelanato bejinho.. Com toda certeza eu prefiro o laminado, ele não 'mancha' na hora de limpar, aparenta menos sujo, e quando queremos faxinar mesmo a casa, da pra 'lavar a seco' ele. O laminado é muito sensível, tem que limpar sempre com pano úmido quase seco, o meu não risca com facilidade por ser de grande qualidade, mas ele mancha, mesmo usando somente os produtos adequados.. Por exemplo, saindo do banho, mesmo seco, o calor da umidade já deixa o piso manchado.. Eu sinceramente quero trocar tudo por porcelanato.

    ResponderExcluir
  39. Tenho piso laminado no andar de cima de casa. Quatro dormitórios,um corredor de 5 metros e escada. Tenho há 13 anos. Da Duraflor.
    Não risca com facilidade,não. Já entrou muitas vezes água de chuva pela janela que só limpei quando cheguei do serviço , pisei no tapete e vi que estava encharcado.Após uns 5 anos de uso,vi que não riscava mesmo fácil,liberei geral( meus 2 gatinhos correndo e minhas duas cachorrinhas correndo atras dos filhos e de mim que adoro me esconder deles).Troco móveis de lugar sempre. Já pintei as paredes duas vezes e arrastei tudo de lugar para o pintor que não teve cuidado.Mas o piso tá legal ainda. Daria nota 7/8 pela sua aparência depois de 13 anos de muito uso e sem restrições nenhuma.Agora o senão.....kkkkk( tudo tem um se não...) perto da porta de 1 dos banheiros o piso está feio e inchadinho nas juntas ,pois as faxineiras acabam pondo balde com água,panos úmidos,etc. Coloco um tapete e tudo fica legal.Tem lugar que as juntas estão um pouquinho dilatadas,por não torcerem bem o pano úmido que passam. Agora o ruim mesmo é o pó que junta. Dois dias sem varrer vc vê descaradamente na escada e piso, um tipo de pelinhos.Em baixo da cama dá até pra juntar uma bola leve de pelo que forma se ficar sem varrer um tempo.Tem que varrer sempre e passar pano úmido para tirar o pózinho (parece pelos)que fica.Uso também o aspirador de pó ,mas deixo a escova comprida própria para piso, só para esse piso laminado.Pensei em trocar para renovar o visual.Mas as faxineiras vão dar jeito de inchá-los de novo e eu vou passar raiva...então ele com certeza aguentará mais uns 5 anos.

    ResponderExcluir
  40. Ói Márcia vc me convenceu,era essa experiência que queria ouvir.13 anos depois e vc prefere o laminado.Agora eu quero tbm! Porcelanato vai me deixar escrava dele na limpeza,tô fora!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catia, vai te deixar escrava mesmo, eu já estou arrependida do porcelanato, deveria ter colocado laminado!!
      Bjos!

      Excluir
  41. Olá, gostei muito dos post.. hoje é o primeiro dia da construção da minha casa, e o meu pensamento é de acordo com o que li, porcelanato no primeiro piso, e o laminado nos quartos(segundo piso).

    Mas quanto ao preço é variável.. eu e meu esposo gostamos muito de pesquisar, o laminado que eu gostei é da Prime (12 anos de garantia, sim! tem garantia, eu não sabia), em uma loja estava 79,00 .. já em outra encontrei o mesmo, por 59,00.. ambos instalados,.. aqui na minha cidade tá mais barato que o porcelanato, e justamente ouvi sobre limpeza do porcelanato.. e detesto o chão sujo..

    Você colocou porcelanato na casa toda? Se o laminado nao pode com agua, como faz pra limpar?

    obg. Camila

    ResponderExcluir

Vou adorar se você comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...